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10 Dicas para lidar com a Ansiedade para quem mora no Exterior!

Atualizado: 28 de Fev de 2019

Quem nunca sentiu ansiedade na vida? Vale lembrar que a ansiedade é sempre expectativa de algo que ainda não aconteceu. Nesses momentos seu  cérebro se prepara para te proteger ficando em estado de alerta do que pode estar por vir. Á partir disso ele tomara uma ação ou somente reagir. Desse modo a ansiedade pode ser bem vinda quando ela te leva a tomar uma atitude e buscar seu objetivo. O grande problema da ansiedade é quando ela de paralisa e te leva a outros sentimentos como MEDO, INSEGURANÇA, ANGUSTIAS, etc.


Partindo desse pressuposto, imagina você que sonha ou já mora fora do seu país de origem, onde você tem que pensar em várias situações e lidar com todas as suas emoções num lugar onde tudo é novo, onde provavelmente vai começar tudo do zero? Assim, resolvi oferecer algumas dicas que podem te ajudar nesse processo.


1-Procure entender que a ansiedade como quaisquer emoções fazem parte do nosso         dia a dia.  Assim, procure aceitá-la e procure seguir  sua rotina. Para tanto, tente obter outra visão das perspectivas, perguntando-se se aquele sentimento é real(está acontecendo ou é algo que você está imaginando).


2-Planeje bem sua ida para o exterior. Antes de chegar ao novo país, faça uma pesquisa do lugar, possíveis trabalhos, lazeres, etc. Ter clareza para onde está indo trará tranquilidade para você.


3-Defina bem seu objetivo da sua ida, pois diante de dificuldades ou desafios lembrar o que te fez ir para outro lugar fará você se manter motivado e seguir adiante.


4-Procure fazer amizades não só com pessoas de seu país de origem, bem como pessoas locais. Além de ampliar sua cultura elas podem te ajudar no seu processo de adaptação.


5-Procure planejar uma renda antes da sua viagem  que lhe faça se sentir seguro(a) e tranquilo diante de imprevistos que podem acontecer.


6–Um dos sintomas da ansiedade é a sensação de que não conseguirá dar conta dos seus afazeres. Assim, planeje seu dia, suas tarefas diárias fazendo anotações numa agenda(caderno). Diante de uma crise de ansiedade se atente a essas anotações/tarefas e ao finalizar marque com um x. Isso te ajudará a se manter no concreto e te trará a sensação ótima no final do dia do  quanto você conseguiu concretizar.

7-Foque no aqui e agora! A ansiedade sempre nos leva para o passado que não podemos alterar ou para o futuro que não temos controle do que pode surgir. Assim, diante desses pensamentos, olhe a seu redor e inicie uma atividade imediatamente, como escrever, assistir algo, ouvir uma musica,etc. Agindo dessa maneira viverá o seu momento, afastando esses pensamentos.


8-Desenvolva o hábito de reservar diariamente para respirar profundamente concentrando-se no seu EU. Dessa maneira, ao se deparar com uma crise de ansiedade faça  essa prática que te ajudará a manter o controle da sua emoção.


9-Aceite que não se pode CONTROLAR tudo a sua volta. Essa expectativa leva as pessoas se frustrarem e elevam de maneira rápida e significativa a ansiedade. Todavia, entender que pode SIM, dominar suas emoções, bem como criar e desenvolver maneiras para lidar com as adversidades da vida e resolver os problemas de maneira mais segura. (Busque ajuda de um profissional como psicólogo/coach para te auxiliar pois o mesmo tem como missão de vida ajudar você de maneira mais leve enfrentar os desafios da vida).


10-Aproveite!!!!! Quantas vezes deixamos de aproveitar nosso momento, nosso sonho presos a emoções que te paralisam, como a ansiedade ? Afinal, ao sair do seu país de origem você tinha um foco e estava determinado a alcançar um objetivo. Embora tenha que manter com disciplina sua meta, o LAZER é fundamental para o ser humano para que ele possa relaxar, descansar e se sentir leve. O lazer nos remete a alegria, satisfação, conquistas e tenho certeza que você merece isso. Além de que quando nos sentimos bem, não há espaço para a ansiedade, aquela que te paralisa para alcançar seus sonhos.



Se você está passando por esse processo ou conhece alguém compartilhe esse artigo. Aproveite para agendar uma consulta de Coach gratuita e tirar suas dúvidas.


Fernanda Farias

Psicóloga e Coach

CRP 06-73879

contato@fernandafariaspsicologa.com.br

www.psicologafernandafarias.com.br

11-962304168



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