Buscar
  • Dream Big

5 coisas que todo o intercambista deveria saber antes de viajar!

Atualizado: 28 de Fev de 2019

1. A saudade é grande, mas não é tão difícil superar.


É verdade que a saudade é grande quando saímos de casa em busca dos nossos sonhos no exterior. No Brasil temos a cultura de crescer muito próximos aos nossos pais e a idade para sair de casa tem se estendido cada vez mais, porém a ideia de que sofreremos muito de saudade já está ultrapassada e isso ocorre graças a nossa bela tecnologia!

Hoje temos tantas opções de conectividade em nossas mãos que passar pela experiência do intercâmbio tem se tornado cada vez mais fácil. A saudade vai estar lá, mas eu garanto que será muito mais fácil de lidar. As redes sociais (Whatsapp, Facebook, Instagram, Skype e Facetime) estão aqui para nos ajudar em relação a isso.

Além disso, considere o tempo como um verdadeiro aliado e quando você se permitir sair e viver a experiência completa do intercâmbio, vai se acostumar mais rápido do que imagina.


2. As pessoas gostam de te ajudar.


Durante o intercâmbio, principalmente na sua fase inicial, as pessoas pensam que estarão sozinhas e terão muita dificuldade justamente pela insegurança e falta de fluência na língua. No entanto, mal sabem elas que as pessoas gostam de ajudar os outros e tendem a ser muito mais respectivas do que o esperado.


3. Certamente você não estará sozinho.


Acredite, é muito provável que você se conecte rápido com as pessoas mesmo sem falar a língua delas. Você terá colegas de quarto, colegas de sala, colegas de time, amigos de amigos, grupos na cafeteria, entre muitas outras opções. Quebre a barreira da insegurança e vergonha e se conecte!


4. Não precisa se preocupar tanto com seu nível na língua, vai aprender mais rápido do que imagina.


Não é porque você tem pouco ou nenhum conhecimento da língua que está prestes a aprender que vai demorar para tudo se encaixar. Uma coisa é fazer um curso que você tem de 3h a 8h de imersão semanal, outra coisa é passar o famoso 24/7 (24 horas por dia, 7 dias por semana) ouvindo e se comunicando através dessa língua. A imersão em algo, o hiper-foco, é uma das, se não a melhor forma que há de se aperfeiçoar em qualquer coisa que deseja. Então fique tranquilo, já já você estará soltinho na língua!



5. Em geral, no exterior as pessoas são mais pontuais, então não se atrase.


O brasileiro é conhecido por não ser pontual e geralmente faz jus à fama. Não faça parte disso! As pessoas ao redor do mundo tendem a ser muito pontuais e é importante que estando em terras estrangeiras respeitemos suas culturas. Essa é uma prática muito valorizada, até porque mostra apreço e respeito pelo tempo do próximo. Sendo assim, arrume suas coisas com antecedência, tenha uma agenda bem organizada e seja pontual. Dessa forma, você vai causar uma boa impressão.




Clique aqui e conheça nossos intercâmbios pelo mundo

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo