Buscar
  • Dream Big

5 dicas para ser uma pessoa “resiliente”

Atualizado: 27 de Fev de 2019


Hoje em dia é muito comum ouvirmos falar sobre resiliência e sermos pessoas resilientes. Acontece que grande parte das pessoas não sabem ao certo o que é resiliência e como se tornar um.


De uma maneira simples de exemplificar, podemos dizer que uma pessoa resiliente significa que ela consegue dar um novo rumo rapidamente de uma situação negativa que está vivendo. Ou seja adaptar-se facilmente à situação e conseguir “dar a volta por cima” e voltar ao seu equilíbrio. Contudo não quer dizer que essas pessoas não sofram, sejam frias e muitos menos não tenham pensamentos negativos e ficam cabisbaixas. Elas apenas têm a habilidade de ver o ônus e o bônus das situações, tirar proveito e seguir em frente.


Assim, abaixo deixo 5 dicas para você desenvolver sua resiliência.



1-Invista no seu autoconhecimento: Ao se conhecer, você conseguirá identificar o que te deixa triste/alegre/ansioso/calmo ou seja aprenderá entender como você lida com sua emoções e aprimorar cada vez mais esse processo.


2-Aprenda com seus erros: Quando vezes você pensou em desistir pelos simples fato de não ter conseguido alcançar seu objetivo. Em situações como essas, olhar o que poderia ter feito diferente e arriscar novamente pode te ajudar a perceber que os erros e fracassos tem muito o que te ensinar, e são ferramentas excelentes de aprendizados.


3-Gratidão: Agradecer que tudo ocorre na sua vida é um degrau para você conquistar seu objetivo te deixará mais positivo e confiante para continuar, mesmo que em situações difíceis.


4-Cuide do seu corpo/bem estar: cuidar de si (alimentação/corpo/mente) te ajudará a liberar hormônios para que você mantenha seu equilíbrio e seguir em frente com mais leveza.


5-Seja criativo: Procure se reinventar todos os dias, assim num momento de desânimo ou que algo não dê certo, você já terá a capacidade de criatividade desenvolvida e terá maior rapidez para resolver seus problemas. Aprender a aceitar as mudanças, aquilo que não pode mudar, te ajudará a ser uma pessoa mais flexível. Não é fácil lidar com imprevistos, mas aceitar que eles acontecem podem te ajudar nesses momentos. Assim, diante dele, respire fundo e veja o que pode fazer utilizando todo seu potencial criativo.




Fernanda Farias

Psicologa e Coach.



Há 14 anos ajudando pessoas nos processo de transformação, há 5 anos tem um programa que atende pessoas no processo de transição para o Exterior ou retorno ao país de Origem.


Agende sua consulta de Coach Gratuita



CRP 06-73870

(11) 96230-4168 Whatsapp

email – contato@fernandafariaspsicologa.com.br




Clique aqui para conhecer mais sobre nossas opções de intercâmbio mundo a fora

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo