Buscar
  • Dream Big

Aprenda a lidar com os pensamentos negativos

Atualizado: 27 de Fev de 2019

Você já parou para perceber o quanto os pensamentos negativos atrapalham o caminhar do seu dia? O quanto que eles têm o poder sobre você e te levam ao desânimo até mesmo o fazendo desistir dos seus propósitos?

Sim, esses pensamentos costumam paralisar muitas pessoas, pelo simples fato delas não saberem como lidar.



Assim, quero deixar claro que os pensamentos, sejam eles positivos ou negativos sempre irão existir em sua vida. Tanto um quanto outro é preciso ser recebido para te ajudar em seu processo de transformação.

A seguir tem algumas orientações que podem te ajudar a lidar com os pensamentos negativos.


1-Avalie sempre seus pensamentos e quais sentimentos que ele te gerou. Ao fazer essa análise você terá clareza o que te aflige e se existe dentro de sí mais pensamentos negativos, do que positivos. Dessa maneira terá a opção de trabalhar esse sentimento. Caso tenha dificuldade, não deixe de buscar ajuda profissional pra aprender fazer futuramente com maior autonomia essa avaliação.


2-Acolha um pensamento negativo. Ele faz parte da nossa vida para nos proteger de um suposto perigo ou alerta. Assim, reflita se ele é real ou é somente uma insegurança ou desconforto/medo de enfrentar um novo desafio. Enfrente e perceberá que o pensamento irá embora.


3-Se o pensamento negativo persistir veja o que está por de trás desse pensamento existente. Geralmente é uma ansiedade, insegurança, medo que está por de trás. Anote se esses sentimentos que te paralisam e aparecem em algumas outras situações de sua vida. Questione porque esses sentimentos aparecem e o para que continuar com eles.


4-Avalie a importância que você dá a cada pensamento seu. Afinal, porque valorizar em demasia um pensamento negativo? Procure pensar em todos os obstáculos que já teve e conseguiu superar através da ação.


5-Pensamento é pensamento, será que seus medos são reais? Vá para o concreto e avalie se realmente eles existem.


6-Diante de um pensamento negativo dê também a oportunidade de se questionar que como seria se tudo desse certo. Foque também nessa possibilidade, até porque pensamento é pensamento, ainda não existem no concreto.


7-Não temos como prever o futuro e sim lidar com fatos reais. Assim, diante de um

pensamento negativo, procure encontrar o que poderia fazer caso isso acontecesse , assim vai perceber que tudo tem uma solução.


Resumindo, Acredite na sua capacidade de lidar com os imprevistos do dia a dia, afinal desafios existem para serem vencidos. Eu confio em você.




Grande Abraço !


Fernanda Farias

Psicóloga e Coach



CRP 06-73879

Email: contato@fernandafariaspsicologa.com.br

www.psicologafernandafarias.com.br

11- 962304168 whatsApp




Clique aqui e conheça mais sobre nossos intercâmbios

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo