Buscar
  • Dream Big

Como lidar com a saudade quando moramos no exterior!

Atualizado: 27 de Fev de 2019

A saudade é um sentimento inevitável quando estamos longe das pessoas que mais amamos, porém não podemos deixar que ela nos afete a ponto de paralisar nossos objetivos/sonhos.

Sendo assim, reconhecer, acolher e saber lidar com esse sentimento é fundamental para quem pensa em morar longe dos seus entes queridos.


Embora seja um grande desafio, existem maneiras que podem te ajudar no dia a dia , caso você coloque em prática as dicas a seguir.



1-Procure levar consigo alguns objetos que simbolizem o país/estado para seu novo lar, como fotos e lembranças. Assim você se sentirá um pouco mais acolhido e diariamente seu cérebro se conectará ao ambiente seguro.


2-Não deixe de fazer chamadas de vídeos, telefonemas, cartas ou emails para seus entes queridos, assim manterá o vinculo entre vocês. Contudo, procure evitar ter contato em momentos de festas, almoços de domingos etc; pois baterá uma imensa saudade e ansiedade, pois provavelmente se sentirá sozinho, já que todos estarão reunidos.


3-Sempre que possível vá ao restaurante de seu país/estado de origem ou faça você mesmo comidas típicas.


4-Tenha contato com pessoas de seu país/estados de origem; contudo, não deixe de conhecer pessoas de outros lugares, afinal, você precisa interagir, seja para melhorar seu novo idioma ou cultura.


5-Sempre que se sentir desolado, triste, lembre-se dos motivos que te levaram a estar no seu novo ambiente. Essa pequena reflexão te dará força para continuar.


6-Programe a visita de seus entes queridos na sua nova casa para matar um pouco da saudade.


7-Ocupe sua mente e foque no seu objetivo, afinal você foi morar em outro país por um grande motivo, não é mesmo? Então aproveite essa oportunidade e explore cada vez mais.


8-Caso perceba que está muito sensível, choroso(a), não deixe de buscar ajuda profissional(psicólogo) para averiguar se é somente saudade ou outro sentimento que está te afetando para manter seu sonho . Residindo fora do nosso país/estado de origem vários sentimentos vem a tona, por isso é importante detectar o que está sentindo. Vale lembrar que cuidando da emoção, você aprende ter controle das suas reações diante delas e se manter em harmonia consigo mesmo.



Grande Abraço!




Fernanda Farias|Psicóloga e Coach

CRP 06-73879

Email: contato@fernandafariaspsicologa.com.br

www.psicologafernandafarias.com.br

11- 962304168 whatsapp



Clique aqui e saiba mais sobre nossos intercâmbios mundo a fora

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo