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Como transformar o pensamento negativo em positivo.

Atualizado: 27 de Fev de 2019

Já parou para perceber que os pensamentos negativos nos atrapalham e eles geralmente aparecem mais frequentemente quando tudo parece que não está indo ao nosso favor?


É exatamente isso que acontece. Nossos pensamentos são reações do que estamos sentindo; se não estamos bem, os pensamentos negativos vão predominar.

Acontece que tudo é treino e aprendizado e esse movimento pode ser transformado e controlado por você. Para isso é importante que você dedique-se um pouco nas dicas que darei a seguir para que você possa aos poucos ir transformado a maneira de pensar e lidar ou reagir às suas emoções:


1-Confronte seu pensamento: Todo pensamento é uma fantasia, pois enquanto está no pensamento o fato ainda não aconteceu. Assim, se questione. Esse pensamento é real? Faz sentido? Ele está acontecendo de fato? Porque ele deverá acontecer?

2-Resolvendo os problemas: Caso o pensamento insista em existir, procure pensar na solução do mesmo, quais ações precisa tomar para resolvê-los. Dessa maneira você perceberá que terá alternativas para sair da situação de risco.

3-Toda vez que o pensamento vier, force o pensamento contrário. Por exemplo: Se eu for viajar para o exterior e der tudo errado? Se eu for viajar para o exterior e der tudo certo? Ao forçar esse pensamento, você começa a perceber que as duas coisas podem acontecer e você precisa escolher aquilo que você quer viver.

4-Escreva no papel todos os seus pensamentos negativos e se questione porque somente situações negativas podem acontecer com você. Ao expor no papel fará você extravasar e tirar de dentro de sí esses pensamentos, ajudando a refletir sobre o assunto.

5-Discorde dos pensamentos negativos: Por exemplo: Estou com muito medo e dores do corpo, será que é algo ruim, uma doença grave? Discordando: Não, é somente um sintoma de ansiedade, que ao buscar informações e pedir ajuda logo vai passar.

6-Determine pensamentos positivos: Seu cérebro precisa de 5 segundos para registrar um pensamento, assim quando vier um pensamento negativo, determine algo positivo pra que a última informação predomine.

Vale ressaltar que nesse texto meu grande objetivo foi te ajudar a perceber que você pode ser autor de sua própria vida, bem como lidar com suas emoções. Contudo, caso esteja enfrentando alguma dificuldade, não deixe de buscar ajuda profissional, bem como buscar informações através de leituras e pessoas sérias para te ajudar nesse processo.


Eu acredito em você, afinal nada pode ser mais importante na sua vida do que seu próprio bem estar.



Fernanda Farias

Psicologa e Coach.




Há 14 anos ajudando pessoas no processo de transformação, tem um programa que atende pessoas no processo de transição para o Exterior ou retorno ao país de Origem.


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email – contato@fernandafariaspsicologa.com.br




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