Buscar
  • Dream Big

Estou com MEDO de morar no exterior, e AGORA?

Atualizado: 28 de Fev de 2019

O sonho e a vontade de morar no exterior aparecem, mas o Medo pode fazer você desistir de tudo. O objetivo de escrever esse texto é te dizer que o Medo é comum e você pode enfrentá-lo, vencê-lo e fazer da sua viagem um divisor de águas em sua vida.


Os maiores medos que as pessoas se deparam enfrentam são:


1- Não sei falar o idioma e não saberei como me comunicar!!!

Nesse caso sugiro que procure estudar o idioma local/ou o inglês antes de ir. Todavia, caso não tenha tido muito tempo ou ainda esteja no nível básico, existem vários caminhos, como estudar no país de destino, contratar uma professora particular. Vale lembrar que com a convivência em outra cultura você aos poucos irá se adaptar e aprender o novo idioma. É preciso apenas enfrentar e estar atento as novas informações.


2- Não tenho amigos, como vou viver sozinho?

Procure participar de alguns grupos em redes sociais de pessoas que residem no seu destino ou buscar uma agência que de dê o suporte inicial em seu país de origem. Dessa maneira você se sentirá acolhido e com suporte inicialmente. De fato a saudade dos familiares e dos amigos de seu país de origem vão surgir e nesses momentos não deixe de manter contato. Todavia, procure fazer coversar com pelo menos uma pessoa diferente por dia, para que aos poucos possa escolher as pessoas que terá maior afinidade e fazer um grupo de amigos. Vale lembrar que muitas pessoas estão na mesma situação que você.


3-Deixei de lado minha carreira e não sei se vou conseguir evoluir profissionalmente no novo país.

É claro que dar uma pausa na sua profissão muitas vezes irá acontecer, caso sua profissão não possa ser exercida por você porque seu diploma não seja reconhecido no país de destino. Todavia, essa pausa pode fazer com que você desenvolva outras habilidades importantes que fará de você um profissional mais preparado para o mercado. Com a correria do trabalho muitas vezes deixamos de aprender a lidar com as emoções, aprender uma nova cultura, idioma, estudar bem como aprender uma nova profissão!



4-Ficar sem dinheiro ou passar alguma necessidade é um dos medos mais assustadores para alguns intercambistas.

Todavia, se você fizer um bom planejamento antes de fazer sua viagem, bem como ter uma reserva já diminuirá e muito esse medo. E seus os imprevistos acontecerem, o que fazer? Busque informações sobre atividades para atuar e deixe sua criatividade florescer para que possa te trazer uma renda extra. Tenha bom senso e não gaste mais do que tenha. Também não deixe o dinheiro acabar para correr atrás. Ter uma reserva te manterá mais tranquilo.


5-Ficar doente também é um medo que assusta. Infelizmente não temos como saber quando isso pode acontecer. Todavia, você pode se preparar para ser um respaldo nesse momento. Assim, busque ter um plano de saúde ou seguro saúde, antes mesmo de sair do seu país de origem. Contar com o suporte e apoio dos amigos é importante, assim sempre peça ajuda nesses momentos.


O que você pode perceber é que os medos sempre vão surgir na medida que a nossa vida acontece. Todavia, com preparo, suporte e disponibilidade para enfrentar todos os desafios fará com que você os venças.


Estou aqui a sua disposição para te ajudar nesse processo fazer dessa sua nova fase uma trajetória de sucesso.

Conte com meus parceiros, eles também podem te ajudar!


Fernanda Farias

Psicóloga e Coach

CRP 06-73879

contato@fernandafariaspsicologa.com.br

www.psicologafernandafarias.com.br

11-962304168



Se liberte do MEDO e comece a planejar seu intercâmbio agora mesmo, clique aqui

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo