Buscar
  • Dream Big

Não deixe o medo de falar inglês interromper seu sonho de fazer intercâmbio!

Atualizado: 27 de Fev de 2019


O sonho de morar no exterior/fazer intercâmbio faz nascer também uma das maiores preocupações dos estudantes: Como vou fazer para me comunicar se não sei nada ou muito pouco de inglês? Mesmo que um dos maiores motivos seja aprender o idioma, pensar que ficará por um período, enquanto aprende o idioma tendo dificuldade para se comunicar pode ser um obstáculo e interromper esse sonho.

Assim, é importante saber que o fato de precisar de maior tempo para aprender o idioma, não significa que não tenha potencial cognitivo ou terá dificuldade para sempre. Cada indivíduo tem uma maneira de desenvolver sua habilidade; Sem contar com o momento de vida que está passando que pode interferir diretamente no aprendizado de um novo idioma.


A autocrítica, a ansiedade, a insegurança, a comparação com as outras pessoas são um dos maiores vilões nessa história. Esses vilões fazem um bloqueio emocional em você. Dessa maneira, se você aprender a lidar com eles conseguirá seguir em frente no seu sonho. Assim, abaixo deixo algumas dicas para te ajudar nesse processo.


1- Autocrítica: O medo de ser julgado seja porque não tem maior domínio do idioma ou por falar algumas palavras erradas, ou até mesmo por apresentar alguns sintomas físicos(sudorese, tremedeira, etc), fazem as pessoas se sentirem desestimuladas e se bloquearem. Assim, procure se respeitar, se acolher e principalmente dizer a você mesmo que está em processo de aprendizado e não é obrigado a falar perfeitamente o idioma.Não se compare a ninguém e vale ressaltar que quanto mais colocar em prática seu conhecimento, mas rápido

aprenderá.

2- Cuidado com seus pensamentos negativos: Quando estamos passando por um período difícil ou desconfortável, é comum produzirmos pensamentos negativos. Contudo, se confronte e veja o que porque está fazendo isso consigo. Se respeitar e principalmente trocar esse pensamento para um pensamento positivo te fortalecerá. O que você acha de ao invés de pensar, “ Devia ter aprendido antes o idioma”,Pensar em “ nunca é tarde, e estou me esforçando para adquirir minha fluência”

3- Observe seu corpo e suas emoções: Quando sabemos o que sentimos emocionalmente e fisicamente, automaticamente temos a oportunidade de refletirmos o que podemos fazer para nos acalmar. Se acolha, faça uma respiração, lide com suas emoções de maneira individual. Se respeite, dê uma pausa para você. Preste a atenção na sua postura, encha o peito e veja o

quanto você é capaz de se superar. Isso irá te ajudar a manter o controle e aumentará sua autoconfiança.

4- Estabeleça metas e faça um planejamento de estudos. Aqui não importa a quantidade de horas que irá se dedicar estudando e sim, manter uma frequência/prática e se dedicar a esse período. Vale lembrar que o seu processo de aprendizagem deve ser prazeroso, mesmo que diante das dificuldades. Sempre que se deparar com alguma dor, desconforto, você criará uma resistência. Assim, tente fazer desse processo algo leve, tranquilo e com muito otimismo. Não tenha pressa, seja consistente em seus estudos!



Grande Abraço !


Fernanda Farias

Psicóloga e Coach




CRP 06-73879

Email: contato@fernandafariaspsicologa.com.br

www.psicologafernandafarias.com.br

11- 962304168 whatssap




Clique aqui e conheça mais sobre nossas opções de intercâmbios mundo a fora

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo