Buscar
  • Dream Big

Não deixe que o julgamento alheio interrompa seus objetivos!

Atualizado: 27 de Fev de 2019

Você sabia que um dos fatores que mais impedem as pessoas de seguirem seus sonhos e alcançarem suas metas são porque se paralisam com o julgamento alheio?

Sim, isso é mais comum do que você imagina. Todavia, posso afirmar que você é merecedor de todas as conquistas do mundo, dos seus sonhos e principalmente de manter seus ideais. Para que isso aconteça é importante que você entenda porque as pessoas julgam, bem como nos deixamos levar em boa parte das vezes.

O julgamento (opinião)das pessoas é baseado nas vivências individuais, bem como a forma que reagimos, que acontece de acordo com a nossa estrutura emocional. Partindo desse pressuposto, é importante avaliar e refletir se você percebe que está paralisando sua vida, deixando de agir e colocar em prática suas vontades ou até mesmo moldando à sua maneira de se colocar ao mundo (deixando de ser você) para agradar o outro.

Se você perceber que a todo momento precisa da aprovação alheia para se colocar no mundo, vale a pena repensar o porque e para que precisa continuar assim. Você sabia que isso está relacionado a insegurança, autoestima baixa, sensação de incapacidade, bem como o medo de assumir a responsabilidade pela sua escolha?

Toda escolha tem uma consequência, sendo ela positiva ou negativa, a dificuldade de lidar com essa consequência, bem como assumir a responsabilidade é um dos fatores que podem lhe paralisar. Quando damos muito ouvidos a opinião alheia tiramos de nós mesmos a responsabilidade de se assumir, colocando a responsabilidade do seu fracasso na pessoa que te julga, não da sua dificuldade em se assumir.

Assim, abaixo deixo algumas dicas para você refletir sobre esse assunto e mostrar que você pode ser autor da sua própria história. Que você independente das consequências de suas escolhas pode se assumir. Se der certo, ótimo. Se der “errado”, ótimo também, pois terá uma grande oportunidade de desenvolver sua criatividade, aprender a lidar com suas emoções e ajustar para o próximo passo, rumo a concretização do seu sonho.




1-Ao perceber que é frequente deixar de ser você para agradar o outro, reflita o porquê e para que faz isso. Qual é sua necessidade de ser aceito por essa pessoa?


2-Ter claro seu objetivo/sonho dentro de si, bem como não medir esforços através de planejamento como alcança-lo é fundamental para se sentir seguro para dar continuidade. Vale lembrar que o sonho e o projeto são seus e ninguém tem a obrigação de aceitar ou entender você. Apenas assuma e se responsabilize por suas escolhas e vá em frente.


3-Se sentir medo, insegurança, ansiedade ou qualquer outra emoção que perceba que te paralise diante de um julgamento, Enfrente! Acolha suas emoções, saiba que elas fazem parte do nosso dia a dia. Você só precisa entendê-las e aprender como reagir a elas. Não deixe de buscar ajuda de um profissional de psicologia para te ajudar nesse processo. Autoconhecimento é a base para aprendermos a nos colocar no mundo de maneira mais segura.


4-Se após a avaliação do julgamento te fez mudar de ideia, reflita o que está te deixando inseguro/aflito. Porque ficou tão mexido(a)? Será que está certo no seu propósito? Se acreditar que não esse o caminho, mude a direção. Porém, mude por você e não porque o outro falou.


5-Vale ressaltar que o julgamento do outro muitas vezes vem das pessoas mais próximas. Geralmente, esse julgamento vem como crítica destrutiva. Porém, já parou para pensar que essa pessoa só quer te proteger ou até mesmo pode estar expressando a dificuldade que ela teria para enfrentar seu desafio?


6-Nós só damos e agimos de acordo com o que temos dentro de si. Então se você só recebe julgamento de determinadas pessoas, não leve para o pessoal. Veja se ela faz isso com todo mundo. Se ela faz isso, a questão mal resolvida é dela. Reflita.


7-E por último, se o julgamento da pessoa é mais importante que seus sonhos/objetivos e lhe fazem paralisar, reflita como se vê no mundo. Porque a outra pessoa é melhor que você? O que você acha de trabalhar sua autoestima? Vale ressaltar, que todas as opiniões são importantes e bem-vindas quando olhamos de maneira positiva. Com ética, sabedoria e responsabilidade, você pode ter a vida que pretende ter, afinal você merece ser feliz e escrever sua história como deve ser vivida. Somente após um período você vai verificar se teve ou não o resultado que almejava e avaliar o que pode ser aproveitado para as próximas vivências ou não. O mais importante aqui é se respeitar e entender que precisamos sempre dar o nosso melhor no nosso dia.




Um grande Abraço!


Fernanda Farias

Psicóloga e Coach

CRP 06-73879

Email: contato@fernandafariaspsicologa.com.br

www.psicologafernandafarias.com.br

11- 962304168 whatssap





Clique aqui e comece a planejar seu intercâmbio com a Dream BIG

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo