Buscar
  • Dream Big

Pare de se sabotar e aprenda um novo idioma!

Atualizado: 27 de Fev de 2019

É comum professores de idiomas me relatarem que seus alunos têm medo ou muita dificuldade para falar um novo idioma, mas que ficam compadecidos, pois veem potencial para que se desenvolvam. Também é comum clientes chegarem até o atendimento afirmando que além do medo, não se julgam capazes de enfrentar seus desafios.

O que a maioria das pessoas não sabe é o que está por de trás desse medo e dessa insegurança, fazendo com as pessoas deixem de buscar a desenvolver um novo idioma como maneira de autossabotagem. Afinal, falar que não consegue seria um caminho mais “rápido” e “fácil” para lidar com situação. Contudo, a pessoa perde a grande possibilidade se desenvolver.

Quando aprendemos o nosso idioma mãe, junto com eles aprendemos uma cultura, um modo de viver e enfrentar todos os desafios. A maneira de ser (calmo, bravo), o modo de falar e se colocar (alto, baixo), bem como as palavras (gírias, formal ou não formal), postura (descolado, mais sério) que usamos está totalmente relacionado ao ambiente em que vivemos. Assim, nos tornamos seguros com o nosso jeito de ser.

Quando nos deparamos com o aprendizado de um novo idioma, vem com ele um novo vocabulário, uma maneira de se colocar no meio. É aqui que muitos começam a se perder, pois o espontâneo se torna mais tenso e menos natural. A pessoa “deixa” de ser natural.


O aprendizado de um novo idioma embora muito enriquecedor, também é “mutilador”, pois, deixamos de usar o que sabemos para mergulhar numa nova cultura. Quanto mais próximo ao novo idioma, mais distante as pessoas se sentem de suas origens. Assim, muitos têm receio de perder sua identidade, sua origem e acabam tendo maior resistência no novo aprendizado.

Todavia, vale ressaltar que obter um novo aprendizado não te distancia da sua origem, na verdade, amplia novas possibilidades em si mesmo. É preciso apenas que arrisque e se permita mergulhar e uma nova oportunidade.


As dicas a seguir irão te ajudar nesse novo aprendizado.



1- Permita-se ao novo, confie em você pois sua essência não muda. Dar a si novas oportunidades fará de você um ser com mais possibilidades de viver e interagir com o meio.

2- Você não precisa ser perfeito no novo idioma, mas não deixe de se esforçar e fazer o seu melhor para ampliar sua convivência no novo país e novas possibilidades.

3- Acolha a nova cultura e se permita ver um aspecto seu que não conhecia.

4- Dê tempo ao tempo, afinal o processo de aprendizado leva um tempo. Contudo, Arrisque-se.

5- Busque cursos, aulas particulares e grupos de conversação que se sinta acolhido para colocar em prática o que já sabe.

6- Pare de se julgar ou exigir uma postura de um nativo, afinal você vem de outro país.

7- Não crie tanta expectativa com relação a si e nem dos outros. Você é quem é e tem o seu valor.

8- Saiba que o aprimoramento de habilidades é um processo continuo. Quanto mais se permitir aprender, mais hábil se tornará.

Para fechar esse texto, gostaria de deixar claro que um dos maiores medos que as pessoas têm é de não serem compreendidos e serem julgados, deixando de falar o que já sabem. Contudo, se você não arriscar e falar vai continuar com esse medo. Portanto, acolha-se e respeite o seu momento, mas não deixe de se esforçar para um novo aprendizado. A compreensão em nós mesmos e com o mundo amplia nossa capacidade de sentir prazer com as novas experiências sem perder nossa essência.



Grande Abraço!


Fernanda Farias

Psicóloga e Coach

CRP 06-73879

Email: contato@fernandafariaspsicologa.com.br

www.psicologafernandafarias.com.br

11- 962304168 whatssap



Dream BIG


Aprenda um novo idioma morando e estudando no exterior, clique aqui e saiba mais

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo