Buscar
  • Dream Big

Qual é a sua razão de viver?

Na semana passado conversamos bastante sobre como funciona nosso modelo educacional e como que ele não abraça o nosso processo de autoconhecimento. Trouxemos então uma ferramenta milenar japonesa, IKIGAI, que serve para nos mostrar nosso propósito.  É uma metodologia que nos auxilia em descobrirmos nossa razão de viver.  Inicialmente, o primeiro passo é responder essas 4 perguntas poderosas:  1- O que você ama fazer? 2- O que você é bom em fazer? 3- O que você pode ser pago(a) para fazer? 4- O que é bom para o mundo? Parta do zero, olhe-se no espelho: que tipo de pessoa é você? Pense no passado e no que te dá prazer. Isso te dará uma pista. O que você fazia quando era criança? Se você ainda não sabe o que quer da vida, comece fazendo uma lista do que você não quer, quais situações te deixam desconfortável ou infeliz, quais atividades prefere evitar. Você pode descobrir que há várias coisas que te deixam feliz: aprender coisas novas, cuidar do jardim, ajudar outras pessoas, resolver problemas, fazer música... ou vender coisas, falar em público.

ikigai pode te servir de apoio,trata-se de descobrir o que te faz feliz. Não é preciso que outras pessoas te avaliem e te premiem por isso.


Então, se você quiser ter uma vida longa e saudável, vale a pena tentar descobrir seu ikigai. Não há respostas certas ou erradas!


Tente encontrar o que está no centro disso tudo. Seu ikigai, sua razão de ser

Mantenha-se tranquilo(a) durante a busca. “Não tenha a pressão de ter a resposta agora. “O propósito da vida é descobrir o seu presente, tudo o que está dentro de você e como você pode utilizá-lo.”  – William Shakespeare –

Dream Big


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo